Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

2Crônicas 7.14


Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.
(2Crônicas 7.14)
Este é um convite coletivo, que quero tornar individual.
É um convite coletivo ao reavivamento, que quero tornar um convite individual ao reavivamento.
Não posso deixar em pensar no que seria o Brasil se o povo brasileiro se humilhasse, orasse, buscasse a face do Senhor e afastasse dos maus caminhos.
No enquanto quero falar sobre como eu devo viver, sobre como você deve viver.


Há aqui quatro verbos humanos (humilhar-se, orar, buscar, afastar-se), respondidos por três inclusivos verbos divinos (ouvir, perdoar, curar).
Eis os que os verbos divinos querem dizer: Deus nos ouve quando nos humilhamos diante dEle, oramos a Ele, buscamos a sua face e nos afastamos dos caminhos maus; Deus perdoa os nossos pecados, quando nos humilhamos diante dEle, oramos a Ele, buscamos a sua face e nos afastamos dos caminhos maus; Deus restaura nossas vidas, quando nos humilhamos diante dEle, oramos a Ele, buscamos a sua face e nos afastamos dos caminhos maus.
Quero eu fazer o que me cabe?


Vamos aos verbos humanos, que estão encadeados. Um leva ao outro.


Verbo 1:
HUMILHAR-SE
. Humilhar-se é reconhecer que eu estou longe dos padrões de Deus. Eu o reconheço quando me comparo com Deus mesmo, não com meu irmão, que eu posso colocar num nível espiritual, moral e intelectual mais baixo que eu, e ele pode fazer o mesmo comigo. Quando eu olho para Cristo, vejo Quem Ele foi, eu vejo quanto ainda tenho que caminhar. Jesus é o meu modelo. Se quero me comparar a Alguém, é a Ele.
Humilhar-se é reconhecer que eu sou dependente de Deus. Ele tem o controle da minha vida; eu não o tenho. Posso e devo planejar, mas nada me garante que vou realizar. Tiago 4.13-15 nos ensina: "Ouçam agora, vocês que dizem: `Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro'. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: `Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo`".
Preciso crer como o salmista:


"Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade;
do seu trono ele observa todos os habitantes da terra;
ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem.
Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército;
nenhum guerreiro escapa por sua grande força.
O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar.
Mas o Senhor protege aqueles que o temem, aqueles que firmam a esperança no seu amor".
(Salmo 33.13-18).


. Humilhar-se é reconhecer que sou um peregrino (sem pátria definitiva, sem casa definitiva).
Quando Jesus enviou seus discípulos a pregar, disse-lhes que não levassem nada, a não ser o mínimo para sua subsistência, indicando que estavam de passagem pelas casas e cidades, sabendo também o quanto somos capazes de agarrar aos confortos e aos bens, que se tornam nossas garantias, e não mais Ele.
É por isto que o salmista poetiza: "Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!" (Salmo 84.5)
O autor de Hebreus descreveu como cada um de nós deve vir; ao biografar os heróis da fé do passado, registrou sobre eles: "Todos estes viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra" (Hebreus 11.13).
Como os leitores das cartas de Pedro, sou um um peregrino dispersos pela terra. Estou a caminho do lugar onde vão prevalecer os valores de Deus. Os valores daqui não são os meus.
Se não vivo os padrões de Deus e se não sou superior a ninguém, mas dependente e peregrino, eu oro a Deus.


Verbo 2:
ORAR
Bem, eu sei o que é orar: é interceder pelos outros diante de Deus, como fez Abraão por Ló (conforme Gênesis 18.16-33).


"Quando os homens se levantaram para partir, avistaram lá embaixo Sodoma; e Abraão os acompanhou para despedir-se. (...)
Disse-lhe, pois, o Senhor:
-- As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave que descerei para ver se o que eles têm feito corresponde ao que tenho ouvido. Se não, eu saberei.
Os homens partiram dali e foram para Sodoma, mas Abraão permaneceu diante do Senhor.
Abraão aproximou-se dele e disse:
-- Exterminarás o justo com o ímpio?  E se houver cinqüenta justos na cidade? Ainda a destruirás e não pouparás o lugar por amor aos cinqüenta justos que nele estão? Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juize de toda a terra?”
Respondeu o Senhor:
-- Se eu encontrar 50 justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles.
Mas Abraão tornou a falar:
-- Sei que já fui muito ousado ao ponto de falar ao Senhor, eu que não passo de pó e cinza. Ainda assim pergunto: E se faltarem cinco para completar os 50 justos? Destruirás a cidade por causa dos cinco?
Disse ele:
-- Se encontrar ali 45, não a destruirei.
-- E se encontrares apenas 40?” -- insistiu Abraão.
Ele respondeu:
-- Por amor aos 40 não a destruirei.
Então continuou ele:
-- Não te ires, Senhor, mas permite-me falar. E se apenas 30 forem encontrados ali?
Ele respondeu: “Se encontrar 30, não a destruirei”.
Prosseguiu Abraão:
-- Agora que já fui tão ousado falando ao Senhor, pergunto: E se apenas 20 forem encontrados ali?
Ele respondeu: “
-- Por amor aos 20 não a destruirei.
Então Abraão disse ainda:
-- Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez forem encontrados?
Ele respondeu:
-- Por amor aos dez não a destruirei.
Tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa".
(Gênesis 18.16-33).


Se eu quero entender o que é oração, devo ler este texto.
A palavra que me salta deste texto é que Abraão agiu como um advogado. Quem ora se torna um advogado de alguém diante de Deus; é defender alguém diante de Deus.
Eu sei o que é oração, eu sei que preciso, como Abraão, interceder (insistentemente!) diante de Deus pelos outros, mas porque não o faço?
. Eu não oro porque não sou suficientemente humilde para orar. Primeiro eu tento resolver. Depois eu tento resolver. Ainda digo que Deus não me abençoa. Eu não oro porque tenho medo de depender. A humildade leva à oração.
. Eu não oro porque não quero ralar meus joelhos, porque quem ora, mesmo que em pé, está de joelhos diante de Deus. Lendo os evangelhos, vejo quanto se ajoelharam diante de Jesus para ser abençoados. O leproso pediu de joelhos por cura e foi curado (Mateus 8.2). A mulher siro-fenícia pediu de joelhos por sua filha e Jesus curou a menina (Mateus 15.25). Ah minha contradição. Quero ser abençoado, mas não quero ficar de joelhos.
. Eu não oro porque não quero me disciplinar, de modo a estudar sobre oração e a separar tempo na minha vida para oração.


Se oro, encontro sabedoria para agir. Se oro, tenho o meu caráter transformado. Se oro, sou alguém que busca o Senhor.
Verbo 3:
BUSCAR
Encontramos agora um verbo acompanhado de uma expressão: "buscar a minha face".
Em nossa cultura, não soa familiar. Precisamos explicar.
. buscar a face de Deus é voltar a minha vida para a direção de Deus, com uma visão do poder e do amor de Deus. Quem tem esta visão busca a Deus. Quem não tem não busca.
. é ter prazer na presença de Deus, desejando-a como a melhor companhia, certo de que é delicioso estar diante dEle
. é desejar o leite espiritual que vem de Deus; saciar-se apenas na presença de Deus
. é firmar um compromisso com Deus, compromisso coerente com a minha visão de Deus e com o que Ele quer para mim.
Seja esta a minha oração: "A teu respeito diz o meu coração: Busque a minha face!b A tua face, Senhor, buscarei" (Salmo 27.8).
"Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença" (Salmo 105.4).


Entendemos melhor a relação entre humildade, oração e busca, ouvindo o profeta Sofonias: "Busquem o Senhor, todos vocês, os humildes da terra, vocês que fazem o que ele ordena" (Sofonias 2.3a).


Se busco, eu me coloco diante de Deus.
Quando me coloco diante dEle, o que Ele faz comigo?
Verbo 4:
CONVERTER-SE
Deus me mostra o meu pecado.
Quando Deus me mostra o meu pecado (pode ser aquele pecadilho, tão sem importância, como uma frause no imposto de renda; uma carteira de empregado não assinada; um lixo jogado pela janela do ônibus; uma oração-troca em busca de prosperidade financeira), eu caio diante dEle e confesso. O verbo humilhar-se chega ao seu clímax.
Só agora, com humildade, um relacionamento real com Deus pode começar. Sem perdão não há paz. Sem confissão não há perdão.
Há maus caminhos em nós, dos quais precisamos nos converter, isto é, deixar para trás, rumar na direção oposta.


Oração tem a ver com santidade. Santidade é a palavra bíblica para ética. Ética tem a ver com um acordo para a vida comum na terra, em que se estabelecem convenções sobre o que é certo e o que é errado. Santidade é o padrão de Deus para nós, inegociável, se queremos ter relacionamento com ele.
Chega de oração sem compromisso com a santidade.
Cristo te chama!!
E diante de tudo quero fazer-lhe uma pergunta:
Qual o motivo do seu viver?
pense...a resposta está em (1Co 10:31).

Que Deus esteja com Você!! amém.

4 comentários:

  1. que maravilha éservir á jesus!continuesendo esta benção nas mãos do nosso Deus!!!!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse espaço Jeferson!
    Estou te seguindo tah, me segue também:
    http://rosanakarlla.blogspot.com/

    um bj, a paz...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e siga!