Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Deus Tem um Plano para Você




A Paz de Cristo Jesus para todos!
Estive esses dias meditando nas Sagradas Escrituras, e me veio um sentimento de contrição em meu coração. Li  a passagem que está registrada em (Gn 37), que fala sobre José do Egito. Sendo assim, gostaria de refletir com vocês a cerca do que nós podemos aprender com José. Quais as escolhas que ele fez que fizeram dele um grande vitorioso no Senhor? Qual o segredo para  superação de tantas dificuldades? é o que veremos a seguir.

De início, pode-se dizer que José era o 11º filho de Jacó, e, diz a Palavra de Deus que ele era filho da velhice de Jacó, pois era também filho de Raquel. Já bem cedo, Deus compartilha com José um plano específico para sua vida. De cara, algumas pessoas não acreditam nisso e José teve que enfrentar a oposição de seus irmãos, e logo a incompreensão de seu pai Jacó. Mais a frente, no campo, José é ameaçado de morte por seus irmãos, porém, decidem vendê-lo, ele torna-se escravo;  Os irmãos de José lançam sangue em sua túnica mentindo para o próprio pai Jacó para que o mesmo pensasse que ele estava morto; logo, José é comprado pelo chefe das forças armadas do Egito, Potifar; José logo mais é vítima de uma calúnia pela mulher de Potifar; Vai para o calabouço, más, termina como governador do Egito.

A primeira coisa que devemos aprender aqui, é que Deus tem um plano específico para cada um de nós, e quando você permanece no plano de Deus para a sua vida, nada impedirá que ele se concretize. Houveram algumas decisões de José que se pode destacar:


1º. José decidiu fazer parte do Plano de Deus


É interessante que José não teve garantias que Deus o ajudaria, más ele honrou a Deus e continuou fiel. Você é quem decide se faz a vontade do Criador ou não. José compartilhou o seu sonho para sua família(Gn37.6). Outro ponto interessante, é que Deus revela algo para José e acontece totalmente o contrário! Pense agora você! porque será que Deus te promete algo e acontece totalmente o contrário do que Ele te prometeu? sabe porque? É porque Deus está treinando você para dias melhores! aprenda uma coisa, Deus nunca vai te dar uma grande benção, sem antes te dar uma grande provação. Primeiro Ele treina você, tira os seus medos, suas fragilidades, renova você, aperfeiçoa sua fé e te leva para lugares altos, pra que você possa entender que tudo está no controle do Senhor! confie nEle, espere nEle! (Salmos 40)
" Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor."


2º. José decidiu servir

Apesar de estar num país estranho, de ter sido escravo e prisioneiro, o rei o escolheu para ser o governador do Egito porque reconheceu que Deus estava com ele e o havia capacitado.

“Quem é fiel nas coisas pequenas, também será nas grandes; e quem é infiel nas coisas pequenas também será nas grandes. (...) E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?” (Lucas 16: 10-12)

Estudando sobre José podemos ver que ele sabia ser servo: era fiel nas pequenas coisas.  

“Porém Deus, na sua graça, me escolheu  antes mesmo de eu nascer e me escolheu para servi-LO.”  (Gálatas 1:15)

Diante de Deus José era servo, queria a vontade perfeita do Senhor. Não estava murmurando e sua oração não era ‘ensinando’ o que Deus deveria fazer.  Ele confiava no Pai. Provavelmente orou: ‘Senhor, eu não me sinto confortável nessa prisão, mas quero estar exatamente onde o Senhor quer que eu esteja. Quero passar por tudo o que o Senhor quer que eu passe e quero ser exatamente como o Senhor quer que eu seja. ’ José era feliz servindo a Deus. Em casa ele serviu ao pai, como escravo serviu à Potifar, no cárcere serviu o Carcereiro e no Egito serviu a Faraó. 

3º. José decidiu não pecar contra Deus

Entenda uma coisa, todos nós estamos inseridos em uma batalha espiritual todos os dias, e o inimigo de nossas almas tenta de todas as formas nos tirar a comunhão com Deus. José foi tentado e uma observação deve ser feita: tentação é um processo gradual, ou seja, Satanás não tenta hoje pra derrubar hoje, más, tenta hoje para derrubar amanhã. Primeiro ele tenta deixar você em uma situação de total conforto com o pecado, fazendo com que você não se escandalize mais com a prática, ou que não se incomode mais com aquilo que tira sua comunhão com o Senhor. A tentação não aconteceu de um dia para o outro, de um modo súbito, inesperado. Houve um processo gradual de aproximação, que decorreu ao longo de dias. "Falando ela cada dia... a esposa do capitão Potífar, a quem José servia"(Génesis 39:10). Compare Juizes.16:16,17. Era uma insistência que se foi acentuando. Aconteceu no local de trabalho de José, que ele não tinha como evitar. A sua presença era esperada e exigida em casa de Potífar, diariamente, no cumprimento das suas responsabilidades. Tal é comum suceder ainda hoje. Locais e oportunidades de convivência diária por motivos de trabalho. José teve vitória nesta prova porque fugiu. Na tentação, o vencedor será aquele que fugir. Compare com I Coríntios 6:18 e I Timóteo 6:8-11.  Devemos estar vigiando e orando para que possamos resistir as tentações, e, se for o caso, como ele fez devemos fugir da situação de risco. 


Tudo fazia parte do plano de Deus. Seja fiel a Deus! Nada nem ninguém pode nos separar do amor do Senhor, que está em Cristo Jesus! José é um grande exemplo para nós na atualidade. Um exemplo de fidelidade a Deus, de coragem, santidade e obediência. E esse exemplo deve ser seguido por cada um de nós. Aproveitando, quero deixar uma reflexão para você: Deus não desiste nunca de realizar seus planos e propósitos na sua vida! Ele não se afasta de nós, más, nós nos afastamos dEle. Olhe para José nesse momento, ele sofreu muito, passou por momentos muito difíceis, mas não recuou na fé. se fosse você no lugar de José, teria resistido a tudo isso? pense bem, Deus está treinando você a cada dia, Ele quer que você perceba que Ele deve está no controle da sua vida, o que Ele quer é que você viva para Ele como fez José. Entregue sua vida ao Senhor e você verá que apesar de todas essas dificuldades você irá sempre triunfar e Deus fará de você um grande vencedor!


Decida viver o plano de Deus!




Jerffeson Santos

Um comentário:

  1. MUITO BOM, LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e siga!