Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Como Deus age em nossa trajetória de vida



Deus nos mostra através desta história pela qual Mefiboset passa, que nós todos somos levados a passar pelo deserto para finalmente chegarmos ao palácio, onde gozaremos de suas muitas bênçãos em nossas vidas. Na verdade, Deus nos traz a sua mesa para que possamos nos assentar e deliciarmos com suas promessas e sonhos, e estes segundo o seu coração.

“Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas? Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.” II Sm 9:1-3

1 . Precisamos entender os planos de Deus para nossas vidas.

Às vezes Deus nos leva por um caminho que não conhecemos e não entendemos. Saberemos que é Deus quem está nos direcionando, mas ainda assim, no momento da adversidade talvez não consigamos compreender os seus motivos ou vislumbrar Sua ação para nos favorecer. 

A história de Mefibosete tem tamanha relevância para nós. Na experiência deste jovem impotente e inutilizado pela vida encontramos algo parecido com nosso próprio aprendizado. Mefibosete, aleijado, nada fez e nada merecia.

“ Pela graça sois salvos, mediante a fé e isso não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie.” Ef 2:8

Devemos humildemente receber a graça de Deus através de Jesus Cristo, nosso Salvador.
O rei removeu o aleijado, de sua miserável existência, de um lugar árido e desolado para um lugar de comunhão, riqueza e honra.
Deus, Ele nos liberta de nosso ‘Lo-debar’, nos tira da miséria e depravação e nos leva para um lugar de bênção, honra e riqueza; a comunhão com Ele, gozando das iguarias do rei, e sentando ao lado de seus filhos: os príncipes de Deus. Mefibosete, ele mesmo sentia-se como se nada valesse, porém a graça de Deus foi abundante na sua vida.

2. Sendo guiados por Deus

Quando nos deixamos ser guiados por Deus não quer dizer que no primeiro momento Ele nos mostrará todo o caminho que percorreremos ou o que Ele tem para nós. Acredite que a transformação e conclusão dos nossos sonhos ,segundo o coração de Deus, é algo progressivo e nem sempre Ele nos explicará o seu agir. Certos mistérios cabem somente a Deus e a nós aceitarmos, mas acredite de verdade Deus te ama, Ele nunca desejará o pior pra sua vida, tudo que Ele deseja é que você se volte pra Ele, que seja fiel, verdadeiro, humilde e obediente a sua palavra. A vida de Mefibosete é semelhante a nossa, Deus tem oferecido à humanidade sua graça, seu amor e misericórdia. Mefibosete foi convidado para receber essa graça, aceitou e sentou-se ao lado de príncipes, filhos do rei.  Nós somos Mefibosete, com nossas marcas e imperfeições, mas Deus tem tido misericórdias de nós. Ele nos salvou pela sua infinita graça. 

“… Pela graça sois salvos…” Alguns têm rejeitado a graça de Deus.

3. As circunstâncias da Vida.

Quando Saul e Jônatas foram mortos em Jezreel, Mefibosete, filho de Jônatas, tinha cinco anos de idade. Ao chegar a notícia da morte de Saul e de Jônatas, a mulher que cuidava de Mefibosete o pegou e fugiu. Mas estava com tanta pressa, que o deixou cair, e ele ficou manco. – 2 Sm 4.4
Mefibosete era só uma criança quando a notícia da morte de seu avô e de seu pai chegou à sua casa. Israel havia perdido uma batalha para os filisteus e seu rei foi morto. Mefibosete tinha uma ama que deveria cuidar dele que, ao ouvir a notícia, se preparou para fugir, pois sabia muito bem o que era feito com a família do rei que havia perdido a batalha. Na pressa para fugir ela deixou o pequeno Mefibosete cair e ele ficou deficiente das pernas para o resto da vida.

Analisando o que aconteceu com Mefiboset percebemos que sua vida não foi das melhores, que sua história foi marcado por transtornos, mas conseguimos ver a coisa linda e deslumbrante que Deus fez, analisando mais detalhadamente podemos perceber, quando Davi manda que tragam Mefiboset, Davi não estava perguntando como era fisicamente MEFIBOSET; se  aleijado, bom, sábio,  se era rico, pobre, ou merecedor da graça; o que ele queria era oferecer, presentear Mefibosete. Um aleijado em Lo-debar. Em hebraico significa: um lugar árido; em português, o nome pode significar: terra onde não há pasto. É como se o servo Zipa, dissesse que o filho de Jônatas estava vivendo no sítio de completa aridez; aonde não havia colheitas, despovoado, um deserto. O que também nos leva a meditarmos que precisamos também em certos momentos da vida sermos levados ao deserto, e é passando por lá e saindo de lá que começamos a compreender e saborear o agir de Deus nas nossas vidas, desde que estejamos debaixo da sua graça e amor.

Em 2 Sm 9.8, Mefibosete ao chamar-se de "cão morto", ele usa as palavras descritivas para lembrar que ele era uma criatura desprezível, vil e indigna,  aqui percebo que o pecado transtorna tanto o ser humano que afinal torna-o desprezível aos seus próprios olhos, formando uma auto-imagem negativa de si mesmo, incapaz de perceber que em Jesus Cristo ele se torna uma nova criatura, e a perfeita e linda vontade do nosso Pai Amado é que todos se arrependam e percebam que Deus tem o melhor preparado e que por mais que a vida tenha sido difícil e angustiante, que ela tenha te deixado aos pedaços, Deus está de braços abertos pra te aceitar, trazer e curar, e te fazer assentar-se na mesa com Rei.
Buscando o aleijado. (II Samuel 9:5) “… mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-debar…”
Mefibosete recebeu o convite e aceitou ir a até o Rei. ( Mt 22:1-14)
 Aqui nessa história podemos ver Davi como representação do amor de Deus, representando o Senhor Jesus Cristo que, por causa da Nova Aliança baseada no Seu sangue derramado na cruz do calvário, decidiu usar de bondade amor e Graça para conosco. Davi foi bondoso com Mefibosete, não porque era filho de Jônatas e pelo fato de que seu pai amava a Davi com grande amor fraterno, não que por tudo isso ele fosse merecedor de honras, deficiente físico que deveria gozar de algum privilégio social, ou bonzinho, mas apenas por causa da aliança firmada com o filho de Saul.

Mefibosete,  pode ser retratado como o homem pecador, acabado pelo pecado, vergonha, tristeza, depressão, angustia e falta de amor para com o próximo, deficiente físico e espiritual por causa do pecado. O homem foi criado por Deus, mas não escolhe viver no lugar que deveria, pelo contrario, vive na miséria, com o coração duro e seus pés não querem caminhar para o lugar santo, pelo contrario, encontram-se coxo, manco, mas saiba: Deus é misericordioso, e Suas Misericórdias são a causa de não sermos consumidos, pois elas se renovam a cada amanhecer, a cada vez que você voltar-se para Deus. Mas entenda que por algum motivo especial, Jesus, o nosso Rei, quer usar de bondade para conosco, não porque sejamos merecedores, mas por amor as almas perdidas, Deus conhece suas dores e dificuldades e te dá hoje a chance de ser um vencedor, deixe os erros no passado e construa uma nova ponte para sair de onde estás,  porque não há nada que façamos nesta terra que nos faça sermos merecedores de alguma Graça que vem de Deus, mas por Sua aliança firmada com o Sangue do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo vertido na cruz do calvário. Por todo esse amor grandioso é que hoje temos o prazer de o adorar na beleza da sua santidade, e você querido amigo de aceitá-lo como único e verdadeiro Deus da sua vida.
Que estas palavras possam marcá-lo, pois cada letra simboliza o amor e o cuidado de Deus para com a sua vida.

Autor: Jéssyca Lima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, e siga!